RPG ROLEPLAY AMBIENTADO NO UNIVERSO DE NARUTO
Shinobi World
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Lua Sangrenta
Arco 5 - Ano 785
Com a interrupção durante o Torneio Shinobi, Shin mostrou ao mundo seus verdadeiros poderes. O revelado Primeiro Hokage liberou sobre a Nuvem uma gigantesca besta de dez caudas que destruiu grande parte da Vila, se mostrando uma antagonista capaz de se opôr mesmo à quatro das cinco Sombras unidas. Com a união de todos os ninjas das cinco nações e alguns renegados, a besta foi finalmente derrotada.

Mas, para a surpresa de todos, o verdadeiro caos veio quando Shin liberou seu verdadeiro poder — Shinra Tensei —, assolando Kumogakure praticamente inteira. E, com o fim da batalha na Nuvem, um olhar sanguinário brilhou no céu, com a revelação da Lua Sangrenta.Um ano após os acontecimentos no País do Relâmpago, uma grande fissura surgiu na superfície da Lua Sangrenta, causando especulações de todos os tipos. As Nações, mais uma vez banhadas na incerteza e insegurança política, se vêem em uma tensão que pode eclodir em uma guerra à qualquer instante, entre qualquer uma delas. O ciclo, outra vez, se inicia.
Últimos assuntos
Publicado Dom Mar 10, 2024 12:54 pm
Designer Eternal

Publicado Qui Nov 02, 2023 8:25 am
Haru

Publicado Ter Out 31, 2023 7:10 pm
Yume

Publicado Ter Out 31, 2023 1:32 am
JungYukiko

Publicado Sáb Out 21, 2023 4:44 pm
Kaginimaru

Publicado Sex Out 20, 2023 2:45 pm
Pandora

Publicado Qui Out 19, 2023 9:08 pm
Tomie

Publicado Ter Out 17, 2023 8:57 pm
Kaginimaru

Publicado Sex Out 13, 2023 7:37 am
Pandora

Publicado Qua Out 04, 2023 12:06 am
Kenyu


Jaina Lohse
Kumogakure Jōnin
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Segundo a pagina de atributos :

Carisma - O carisma representa a capacidade de persuasão, magnetismo pessoal, liderança e habilidade de influenciar os outros. Este atributo é importante para caçadores infiltrados, espiões, comerciantes ou interrogadores que precisam “ler” seus alvos.

Hoje em dia ela entra na regra de vontade, mas também não tem muita utilidade para quem quer usar de forma social e influenciadora. Lideres, herois, viloes etc

Temos no forum a ideia de reputação - O sistema de reputação do Naruto Shinobi World, engloba a forma como o jogador é visto frente ao Mundo Shinobi, e várias situações podem ser modificadas dependendo do tipo de reputação que o jogador tiver. A reputação é dividida em Ying e Yang, sendo Ying: Boa reputação e Yang: Má reputação.

A cada missão e a cada evento ganhamos nossa parcela e vamos criando nossos nomes no mundo. O carisma deveria influenciar nesse calculo ou ser usado em alguma forma, pois ele não tem nenhum uso se o shinobi querer liderar uma equipe, ou convencer os players, ou ate mesmo levar eles para um plano não tão bom.

O ideal seria se cada um observasse a ficha do outro player para ver se passaria em testes sociais. Saber seu personagem e o q ele faria ou não em relação aos seus pontos de atributos.

Alguém com carisma 0/1/2 não teria uma popularidade ou as pessoas não aceitariam suas ordens simplesmente, pois a pessoa não transpassaria presença, firmeza na fala, confiança.

Carisma pode ser usado para encorajar aliados e intimidar inimigos, dar aquela superação de medo ou uma justificativa para o outro fugir dali.

Poderia ter uma multiplicação de pontos de Reputação pelo carisma. Tantos atributos dão tantos bônus e caminhos, mas carisma esta meio apagado.

Bora discutir
Jaina Lohse
Ficha de Personagem : https://narutoshinobiworld.forumeiros.com/t2905-fp-jaina-lohse
Criações do Personagem : https://narutoshinobiworld.forumeiros.com/t1013-cj-jaina
Yuzu
Kirigakure Jōnin
Icone : [Sugestão]  Carisma - Reputação -Liderança Image
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Icone : [Sugestão]  Carisma - Reputação -Liderança Image
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Icone : [Sugestão]  Carisma - Reputação -Liderança Image
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Sendo bem sincero, esse atributo poderia ser deletado de tão ignorado que é. Em uma temática onde a lei do mais forte é a que impera, é quase muito pouco considerado pros players quererem esse atributo, e o fato de quase ninguém ter ponto em Carisma, comprova isso. Afinal, as builds não fechariam na maioria dos casos.

Mas tentando entender o lado de quem quer seguir o caminho desse atributo, tem o talento de Diplomacia que enaltece bastante as capacidades persuasivas, e tudo mais. Isso engloba de maneira geral os fundamentos do carisma.

Porém, se você deseja ser admirado ou temido por meio do Carisma, bem... Não acho tão válido, pq isso são situações conquistadas com ações. Por exemplo, se a Jaine é super simpática com o Bercontz e até oferece um sake pra ele, o Bercontz vai ter uma boa impressão de ti por seu jeito de se relacionar. Mas se for ao contrário, a Jaina deita o mendigo na porrada ou coloca ele em uma situação complicada, vai rolar uma intimidação natural.

Quanto a popularidade, bem... Isso é meio irrelevante pro carisma, ta cheio de gente que conquista popularidade sem carisma algum. O que importa são seus feitos que ficam conhecidos.

O Sasuke mesmo não tem carisma algum, pelo contrário, ele sempre foi antipático. Ele era popular por ser considerado bonito e habilidoso (isso no aspecto da academia).

Acho que se existissem não só defeitos, mas qualidades, seria interessante. Pq os talentos são voltados pras capacidades shinobis do personagem. Qualidades que enriquecessem o personagem como: Intimidador, Atraente, Voz Melodiosa, dentre diversas outras opções, seria bem válido e ajudaria com Carisma. Aí talvez acredito que essas qualidades poderiam ser impulsionadas por meio do atributo Carisma, como se sofressem um buff, tipo... O jogador tem qualidade Atraente e 5 pontos em carisma, então a beleza dessa pessoa seria tipo, 6 vezes além da conta kkkk ou algo assim. Ajudaria quem gosta de jogar ao estilo sedutor que exige carisma.

Enfim, por hora é o que tenho a dizer. Minha sugestão no fim, seria criar Qualidades pro fórum, e mesclar elas com o atributo.
Yuzu
Ficha de Personagem : https://narutoshinobiworld.forumeiros.com/t4850-ficha-yuzu#42394
Criações do Personagem : https://narutoshinobiworld.forumeiros.com/t2878-c-j-sayuri#24156
Jaina Lohse
Kumogakure Jōnin
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Então ai acho que você esta equivocado. Carisma não ter nada haver com ser antipático ou não. O sasuke em si era um personagem de muita carisma, pois mesmo daquele jeito dele as pessoas em si admiravam, temia e o achavam muito bonito. Como descrito acima, magnetismo social. Algo q esta na pessoa sem ela mesmo falar. Isso que eu quis dizer com presença. Alguém sem carisma nenhum é o Shino, pelo meu ver.

O atributo esta ridiculamente enfraquecido e o que tento trazer aqui é uma ideia para dar sentido a existência dele. Hoje como ele está é totalmente descartável, até pq nem nas narrações ele é levado em conta.

Outra coisa que quero trazer é uma disputa de poderes, não apenas jutsus e força bruta, mas dar também sentido ao poder social no geral. Os talentos de diplomacia é outra coisa meio que inútil. Vamos lá... comprar e vender para NPCs não é diplomacia. Nem sistema de venda temos direito, quem sabe quando tivermos profissões rodando por si só no fórum. Seria talentos de mercador ou comercio. Os pontos bônus em motivar e desmotivar, tb é algo não tão usado e nem descrito direito é.
Carisma é muito amplo para colocar em uma arvore só de talento.

O bom equilíbrio dos atributos é essencial para funcionamento de um rpg. A ideia aqui não é virar um hack slash da vida onde tudo se resolve com ataco, derrubo, pilho.
Jaina Lohse
Ficha de Personagem : https://narutoshinobiworld.forumeiros.com/t2905-fp-jaina-lohse
Criações do Personagem : https://narutoshinobiworld.forumeiros.com/t1013-cj-jaina
Shüra
Kazekage
Icone : [Sugestão]  Carisma - Reputação -Liderança Imp-rio-Invis-vel
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Icone : [Sugestão]  Carisma - Reputação -Liderança Imp-rio-Invis-vel
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Icone : [Sugestão]  Carisma - Reputação -Liderança Imp-rio-Invis-vel
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Minha visão é que o talento de carisma é completamente inútil. O ponto aqui que deveria ser levado em consideração é a personalidade do personagem e o quão fiel suas atitudes são em relação a ela.

O primeiro ponto é que a quantidade de pontos de atributos não favorece a distribuição em carisma na árvore, porque você desperdiçaria 10 pontos importantes em questão de combate em um único atributo que é voltado completamente para RP, fora que o fórum em si não recompensa RP em praticamente nada. Então qual o sentido de manter esse atributo e talentos ligados ao mesmo?

Acredito que isso de "magnetismo social" tem muito mais relação com as características de personalidade, ações do personagem, patente, beleza e até fatores externos que estão fora do controle do personagem mas que ele esteja envolvido de maneira direta ou indireta. O Sasuke em si que foi descrito não possui um carisma alto de maneira alguma, mesmo no exemplo que você deu, acontece que diversos fatores fazem com que ele chame atenção para si, por exemplo seu alto nível de habilidade/combate desde pequeno, o acontecimento com seu clã e o fato dele ser o único sobrevivente do massacre, sua beleza, etc.

O Carisma (Car) demonstra a força da personalidade, da persuasão, da liderança e não necessariamente da atração física do personagem, este último é aberto a interpretação do mestre e seus jogadores.

Muitos poderes dos paladinos são baseados em Carisma.
O Carisma contribui na defesa de Vontade.
O Carisma é o atributo-chave nos testes das perícias Blefe, Diplomacia, Intimidação e Manha.

Esse é um texto tirado da wiki de D&D. Se levarmos em consideração o que você disse sobre o Sasuke, desde o início do clássico ele sempre atraiu muita atenção, mas me diga onde se encaixa ali? Entende o ponto onde quero chegar?

Concordo que não é um hack slash, mas pense bem, se alguém investir 10 pontos em carisma simplesmente não vai adiantar de absolutamente nada no fim das contas porque o próprio sistema do fórum não beneficia a RP. Esse atributo é completamente descartável no atual momento, por isso volto a bater na mesma tecla que deve ser dado mais importância para a personalidade de cada personagem e o quão fiel a narração do jogador é em relação a ela.
Shüra
Ficha de Personagem : https://narutoshinobiworld.forumeiros.com/t2811-uzumaki-shura#23619
Criações do Personagem : https://narutoshinobiworld.forumeiros.com/t1383-cj-shura
Jaina Lohse
Kumogakure Jōnin
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Ok e qual seria a solução? Retirar de vez o atributo? Se sim, deve colocar outro no lugar ou deixar sem nada?

Por ser um atributo básico do fórum ele deveria ser analisado com mais atenção. É uma das bases dos personagens na criação.
Jaina Lohse
Ficha de Personagem : https://narutoshinobiworld.forumeiros.com/t2905-fp-jaina-lohse
Criações do Personagem : https://narutoshinobiworld.forumeiros.com/t1013-cj-jaina
Katsu
Sunagakure Tokubetsu Jōnin
Icone : [Sugestão]  Carisma - Reputação -Liderança 21690370_0
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Icone : [Sugestão]  Carisma - Reputação -Liderança 21690370_0
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Icone : [Sugestão]  Carisma - Reputação -Liderança 21690370_0
Cargo Especial : Sem Cargo Especial
Títulos : Sem título
Carism e Força são atributos abandonados que eu descobri a pouco serem úteis contra controle de corpo, mas ainda acho extremamente fracos em comparação aos outros, então por mais que eu concorde com Bercontz, também concordo com Jaina.

Na minha opinião a sugestão pode pecar só na parte onde diz sobre quem tem 0/1/2, pq definitivamente forçaria outros a colocarem algum ponto em carisma (isso poderia ser corrigido com mais pontos de atributo distribuído, mas envolveria mexer com sistema base o que acho pouco viável agora).

Por fim, acho que se carisma funcionasse como um impulsionador pra todos os casos já daria uma boa melhora.
Um personagem de pouca reputação com carisma alto poderia intimidar alguém om facilidade puramemte na base do carisma, ou convencer. Sasuke não era carismático, ele era famoso, isso na minha opinião, todo famoso tem seus minions.

Tentar exemplificar aqui:
Um char lv10 não vai ter a mesma reputação que um lv 30, as pessoas temem o lv30, dentro do vilarejo todos conhecem seu poder e por isso quando ele fala os outros escutam, por respeito à sua reputação, o lv10 chunin não tem muita voz, ninguem tem medo dele, mas o carisma pode influenciar nisso fazendo com que narrativamente sua palavra tenha certo peso, como Jaina sugeriu ali em cima.

Eu acho a questão fama/carisma algo complicado, então o carisma poderia ser usado pra impulsionar a fama, mas a fama pode ser usada pra impulsionar carisma?


Outra questão é que talvez Força de Vontade pudesse estar na ficha como um atributo secundário sendo influenciada diretamente por carisma.
Katsu
Ficha de Personagem : https://narutoshinobiworld.forumeiros.com/t3075-shikatsu-nnoitra#25898
Criações do Personagem : https://narutoshinobiworld.forumeiros.com
Convidado
Convidado
A sugestão foi avaliada e adequada as mudanças do sistema na revisão geral
avatar
Conteúdo patrocinado
  • Resposta Rápida

    Área para escrever mensagem